top of page

Urupê

Teresópolis / RJ

CONTEXTO

A história da Urupê começou em 2013, quando Manu, sua fundadora, decidiu trocar o caos da cidade grande por um estilo de vida mais sustentável e conectado à natureza. Foi assim que ela encontrou, no cultivo de cogumelos comestíveis, não apenas uma nova profissão, mas uma forma de viver com propósito. Desde então, a Urupê vem promovendo diversas iniciativas que vão além da sua atividade fim, o cultivo sustentável, atuando também em educação, alimentação consciente e no fortalecimento de uma cadeia produtiva que se beneficia desse movimento coletivo.

ESTRATÉGIA

Cultivar ideias é o verdadeiro legado.

Inspirada pelos valores da agricultura regenerativa, da sustentabilidade, do consumo local e da vida em comunidade, a nova Urupê propõe mais do que produzir alimentos: ela convida à transformação de hábitos, relações e modos de vida. A tagline “Cultivar para transformar” traduz esse posicionamento estratégico — a ideia de que cultivar é um ato político, educativo e profundamente humano. Um gesto que vai do solo à mesa, mas também do coração à consciência.

UNIVERSO VISUAL E VERBAL

A identidade visual nasceu da diversidade e riqueza do mundo dos fungos, combinada à essência local da marca, a serra de Teresópolis, onde os cogumelos são cultivados. O logotipo foi desenvolvido com formas orgânicas e fluidas, além de texturas nas extremidades, fazendo referência às formas dos cogumelos e evocando o caráter artesanal e rústico do projeto, além de reforçar a autenticidade e a proximidade da marca com a natureza.

Os elementos gráficos seguem essa mesma linha, com padrões inspirados nos cogumelos e ilustrações que expressam os valores da marca: naturalidade, comunidade e transformação. Além disso, a paleta de cores adiciona uma camada extra de personalidade e criatividade, criando um sistema visual único, sensorial e marcante — como a própria Urupê.

bottom of page